segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

UM NOVO ANO DE UMA NOVA DÉCADA DE UM NOVO SÉCULO....








Mais um ano se passou. E com o final de 2010, mais uma década se encerra. Interessante lembrar que quando a década que está se encerrando teve início, ela trouxe consigo um novo século. Há exatos dez anos, entramos no século XXI.





Do alto dos meus 40 e poucos anos, posso afirmar que me considero parte de uma geração privilegiada, afinal, poucos tiveram "infância de rua", "adolescência dancing days" e agora desfrutam de uma confortável "maturidade high tech". Presenciamos uma evolução tecnológica imensa num período de tempo relativamente curto.





Gosto de relembrar essas fases da vida quando entramos nesse clima de "HO HO HO, FELIZ NATAL", no qual as pessoas se preocupam em providenciar um "um mimo" para aqueles que lhe são caros, uma ceia elaborada e roupas de festa para uma reunião de família. Os shoppings ficam intransitáveis, os lojistas riem sózinhos, e as pessoas... bem, as pessoas... algumas ficam mais tolerantes e mais gentis, e outras, ficam extremamente irritadas com a movimentação, os congestionamentos e etc.








Pessoalmente, como cristã, considero o Natal (Nascimento de Cristo), e a Páscoa (Ressurreição de Cristo), épocas de introspecção e reflexão. Na verdade acho que a reflexão deveria ser diária, mas na prática isso é muito difícil, e aqui me baseio unicamente em minha experiência pessoal, onde muitas vezes adormeço ainda fazendo minhas preces, tamanho o cansaço da correria do dia.





E lá se vai o Natal...






E quando ainda estamos digerindo a ceia nada tropical, composta por pratos "leves e frescos" como pernis, tenders, chesters, perus, rabanadas e castanhas, nos defrontamos com outra ceia de igual quilate: a ceia do Reveillon, da passagem de ano!




Porém, se o Natal eu considero introspectivo, o Reveillon eu vejo como o seu avesso, pois é uma celebração de renovação de esperanças e de sonhos, em que as pessoas simbolizam seus desejos e votos de paz, amor e paixão, prosperidade e saúde, através das cores de suas roupas, respectivamente, branco, prata, rosa, vermelho, amarelo, dourado e verde.




Um sem número de simpatias são feitas em toda parte, ondas são puladas no mar e brindes são erguidos. E esse clima de feriado festivo se estende até o dia 06 de janeiro, Dia de Reis, e dia oficial de desmontar árvores de Natal, Presépios e guardar os enfeites.






Sei muito pouco sobre o Papa Gregório XIII, e em que ele se baseou para criar o calendário Gregoriano, que é o utilizado por nós. Se ele é correto ou não, pouco me influencia, mas sei que o mesmo é muito útil por nos permitir marcar esses Ritos de Passagem de que estávamos falando.
Nós precisamos de Ritos de Passagem. A não existência deles seria como casamento sem núpcias, aniversário sem bolo e formatura sem diploma. Totalmente insípido e sem significado.





Mas de tudo isso, creio que o mais importante seja a mudança de atitude que deve ser marcada por esses Ritos de Passagem.















Uma agenda e/ou um calendário (de mesa ou de parede) novos, de nada servirão se não estiverem impregnados com nosso verdadeiro desejo de mudança, com nosso comprometimento em nos tornarmos pessoas melhores. É porque lá no fundo, todos nós sabemos que o meio é que é produto do homem, e não o contrário, como querem nos fazer crer os manipuladores de massas...






Por isso acredito na determinação e na fé do ser humano, na força dos Ritos de Passagem, no peso do caráter das pessoas na construção de um mundo melhor; pois como disse no início, presenciei muitas mudanças no mundo num espaço de tempo relativamente curto, e agora, nessa nova década desse novo século, espero presenciar a retomada da consciência e espírito de preservação do planeta e suas espécies, dos valores humanos e de família, e principlamente do cultivo do amor e da paz, sobre um mundo equilibrado pela igualdade!






PAZ NA TERRA NUMA FELIZ DÉCADA NOVA DE UM FELIZ SÉCULO NOVO, NUM FELIZ MUNDO NOVO, FEITO POR NÓS!!!






FELIZ 2011!!!!











Abreijões calorosos e festivos da

Kika Krepski®

PS: Deu para perceber que tenho paixão por hibiscus???

Nenhum comentário: